AROLÊ!!!!!!!!


No dia 20 de janeiro comemora-se o dia de Oxossi na Umbanda e no Candomblé.
Oxossi é um Deus caçador, senhor da floresta e de todos os seres que nela habitam, orixá da fartura e da riqueza. Atualmente, o culto a Oxossi está praticamente esquecido na África, mas é bastante difundido no Brasil, em Cuba e em outras partes da América onde a cultura ioruba prevaleceu. Isso deve-se ao fato de a cidade de Kêtu, da qual era rei, ter sido destruída quase por completo em meados do século XVIII, e seus habitantes, muitos consagrados a Oxossi, terem sido vendidos como escravos no Brasil e nas Antilhas. Isso possibilitou que o culto não só a Oxossi, mas também a outros importantes Orixás continuasse entre nós, através do Candomblé.
Todos conhecem o sincretismo com o Santo da igreja Católica, São Sebastião padroeiro de várias cidades, inclusive do Rio de Janeiro.
Existem inúmeras lendas relacionadas ao mártir São Sebastião, mas não vou citá-las aqui, pois quem é adepto já deve conhecê-las de sobra. Nascido na França no século III viveu desde bem pequeno em Milão- Itália, São Sebastião é famoso também por ser um forte protetor dos homossexuais.
Se é verdade ou não, eu não posso afirmar, mas em todo caso vamos acender vela pro Santo e pedir proteção, afinal isso nunca é demais, não é mesmo?
As características de um filho de Oxossi são: pessoas calmas, que podem manter a mesma expressão quando alegres ou aborrecidas, do tipo que não exterioriza as suas emoções, mas não são, de forma alguma, pessoas insensíveis, só preferem guardar os sentimentos para si.
São pessoas que podem parecer arrogantes e prepotentes, e às vezes são. Na realidade, os filhos de Oxossi são desconfiados, cautelosos, inteligentes e atentos, selecionam muito bem as amizades, pois possuem grande dificuldade em confiar nas pessoas. Apesar de não confiarem, são pessoas altamente confiáveis, das quais não se teme deslealdade; são incapazes de trair até um inimigo. Magoam-se com pequenas coisas e quando terminam uma amizade é para sempre.
São do tipo que ouve conselhos com atenção, respeita a opinião de todos, mas sempre faz o que quer. Com estratégia, acabam por fazer prevalecer a sua opinião e agradando a todos.
Altos e magros, os filhos de Oxossi possuem facilidade para se mover, mesmo entre obstáculos. O seu andar possui leveza e elegância. A sua presença é sempre notada, mesmo que não façam nada para isso acontecer.
Os filhos de Oxossi gostam de solidão, isolam-se, ficam à espreita, observam atentamente tudo que se passa à sua volta. Curiosos, percebem as coisas com rapidez, são introvertidos e discretos, vaidosos, distraídos e prestativos, comportamento típico de um caçador, provedor do seu povo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROCINHA, TODA HISTORIA TEM DOIS LADOS

DUDU RAMOS CARREIRA COM ALICERCE

GRACYANNE BARBOSA FAZ ENSAIO NA CASA DE VIDRO NO VIDIGAL