ENTREVISTA A NENO FERREIRA

Qual a essência que mantem a AGANIM?
É o trabalho ativista em diversos âmbitos. Durante muito tempo apenas reagimos a situações de violência homofóbica, fossem produzidas no meio de comunicações ou nos meios políticos, pela vigência de alguma lei discriminatória. Lentamente fomos criando nossa própria agenda, tomando iniciativas.... E precisamente o que o grupo mais reclamava era o lado humano, de contenção, porque estamos sempore fazendo coisas, movimentando-nos. Agora buscamos a socialização, sobretudo para oferecer um lugar para a gente mais nova que vem às vezes com problemáticas familiares e pessoais e quer falar sobre isso . no entanto , fundamentalmente nos orientamos para que não haja leis homofóbiucas, e sim leis que defendam nossos direitos.
Como é o relacionamento da AGANIM com a comunidade?
Em alguns casos é muito fluído, em outros nem tanto. O problema com a homofobia é que ela raramente se dá forma aberta, cara a cara. Em geral se dá anonimamente, impunemente, a grssão vem pelas costas. Então é difícil dizer quantas pessoas estão contra nós: Os atos homofóbicosvêm nas cartas escritas aos jornais ou chamadas às radios. Somos conscientes da existência dessa homofobia e de como se disfarça em humor, na televisão e no carnaval... Mas estamos escutando tudo isso e sair para o enfrentamento.
A AGANIM é um grupo misto. Como é o relacionamento entre simpatizantes e militantes lgbts?
Bem mais digo que fica bem claro que neste grupo não se discrimina. é uma aprendizagem muito importante para mim trabalhar num grupo composto por lésbicas, gays e simpatizantes heteros. Muita vezes o machismo aparece no homem gay, e a mulher lésbica as vêzes aceita porque assim fomos criados e é difícil superar isso. Mas a experiência é muito boa, tratamos de várias temas de forma muito sincera. E como são as reuniões?No pricipio não tinhamos onde nos reunirmos. Os encontros iniciais foram informais mais ao conseguirmos um lugar fixo o grupo vem crescendo, passam várias pessoas. Algumas se aproximam por algum tema circunstancial, seja porque estáva vivendo algum momento difícil. Mas alguns vieram e permanecem até hoje.
A AGANIM manifesta-se sobre outras questõs, além daquelas que referm-se diretamente ao homossexual?
integramos mobilização contra racismo,discriminação, direitos humanos em geral. Não temos definição politica partidaria, mantemos a porta aberta a pessoas dispostas a trabalhar e lutar com honestidade. Foto:Neno FerreiraVer mais
Comentários
Postar um comentário